quarta-feira, 13 de junho de 2007

Grand Prix: Equipe Copersucar Fittipaldi





Equipe: Copersucar Fittipaldi " conhecida depois de 1979 por apenas Fittipaldi "
Ano:1975 a 1982
Pilotos: Wilson Fittipaldi jr, Emerson Fittipaldi, Chico Serra, Ingo Hoffmann, Alex Dias Ribeiro, Auturo Merzario e Keke Rosberg

Esses dias estava pesquisando fotos de formula 1 antigos para me ajudar no meu hobby de plastimodelismo, encontrei num site de Plastimodelismo alemão bastante fotos do Copersucar Fittipaldi, o mais bonito de todos pra mim foi o de 1979, um tempo atras vi um evento em goodwood com formula 1 antigos e tinha um copersucar na pista, eu acha o unico que existia ainda seria aquele que Dana Reformo. Se ganha na mega hoje vo la na inglaterra procura o dono desse copersucar e compra pra mim " não custa sonhar "

Sonho tecnológico brasileiro

Quando Émerson Fittipaldi trocou a Lotus pela McLaren, no final da temporada de 1973, levou consigo o patrocínio da Phillip Morris, por meio da marca de cigarros Marlboro. O carro não era excepcional, mas o brasileiro conseguiu faturar o bicampeonato mundial.

Cansado dos atritos com o chefe da equipe, Teddy Mayer, Fittipaldi decidiu investir num projeto encabeçado por seu irmão Wilson: a criação de uma equipe com o nome da mais tradicional família do automobilismo brasileiro, que seria patrocinada pela Copersucar. Foram anos difíceis na carreira do bicampeão, que não conseguiu trazer para o time nacional o patrocínio da Marlboro.

O sonho dos membros da equipe Fittipaldi, que sonhavam com um carro e tecnologia brasileiros, foi se desfazendo aos poucos. Os projetistas do time foram mudando e, cada vez mais, entravam funcionários estrangeiros. A Fittipaldi acabou fixando sua sede na Inglaterra, assim como a fábrica também.

Fatos sobre a equipe Copersucar:
- Em oito temporadas, a equipe Fittipaldi acumulou 44 pontos, sendo 1 segundo lugar, 2 terceiros, 5 quartos , 4 quintos e 7 sextos lugares.
- Enquanto isso, a Williams, uma das principais equipes da atualidade, marcou apenas 21 pontos em seis temporadas (1973-78).
- A Fittipaldi terminou o Mundial de Construtores de 1978 à frente da McLaren, Williams, Renault e Arrows. E o Mundial de Construtores de 1980, à frente da Ferrari e Alfa Romeo e empatada com McLaren e Arrows.
- Em seu primeiro ano na equipe, em 1976, Emerson terminou o campeonato de estréia empatado com Carlos Reutemann (Brabham-Alfa Romeo). Em 1978, marcou o mesmo número de pontos que Gilles Villeneuve da Ferrari e ficou à frente de pilotos da Williams, Renault, McLaren e Tyrrell. No certame de 1980, terminou empatado com Alain Prost, da McLaren, e à frente de pilotos como Mario Andretti, da Lotus.



A equipe Fittipaldi teve integrantes:
- Emerson Fittipaldi, duas vezes Campeão Mundial de Fórmula 1 e duas vezes vice-campeão.
- Keke Rosberg - trocou a Fittipaldi pela Williams, em 1982, e foi campeão do mundo.
- Jo Ramirez – primeiro chefe de equipe da Fittipaldi, sagrou-se campeão várias vezes na McLaren e foi considerado por Senna o melhor de todos.
- Ricardo Divila – projetista, já conquistou mais de 20 títulos no automobilismo mundial.
- Adrian Newey - projetista da equipe em 1979 e 1980, conquistou o título mundial em 1992, 1993, 1996 e 1997.
- Harvey Postlethwaite – projetista da Fittipaldi entre 1980 e 1981, integrou a equipe da Ferrari na conquista do mundial de construtores de 1982.

A equipe fechou em 1982

Pra quem quer conhecer melhor a historia da Copersucar Fittipaldi Recomendo acessar o Bestlapédia A historia da equipe Fittipaldi ou pelo site antigo do Bestlap feito por Gustavo Giroti

Fontes: Gazzeta, Dana

3 comentários:

Speeder76 disse...

Está bonito! Um destes dias tenho que fzer também um post sobre a Fittipaldi. Já agora, estás convidado a visitar o meu blog: www.continental-circus.blogspot.com

Continua a postar, que é para vir cá mais vezes!

Anônimo disse...

meu amigo, vc precisa se informar mais ... existiam dois projetistas...um deles era o odilon ... e o outro o ricardo...

Anônimo disse...

Há um exelente livro sobre os bastidores da equipe Copersucar-Fittipaldi, exibido no blog do Flávio Gomes. Pode achar no site da editora www.frontis.com.br