sexta-feira, 29 de junho de 2007

Grand Prix: Ferrari & FISA

Ola pessoal faz tempo que não atualizo o blog, o motivo foi as provas finais da faculdade, mas apartir de hoje estou de ferias " vida boa " RS...

Bom vo contar um pouco da Historia da Formula 1 quando a Ferrari ameaçou abandonar a categoria e ir para CART " Formula Indy " e a mudança dos regulamentos dos motores.




Ferrari vs FISA


Enzo Ferrari


Em 1985 os regulamentos da formula 1 não estavam agradando os dirigentes, as regras permetiam motores turbos de 1,5 litros ou motores aspirados de 3,0 litros. Os motores turbos eram mais rapidos e mais caros as equipes menores estavam ficando fora do páreo e insatisfeita.
O presidente da FISA Jean-Marie Balestre queria introduzir uma nova regra com motores aspirador de 3,5 litros para resolver esses problemas , mas Enzo Ferrari era contrario à ideia, ele queria motores de 1,2 litros turbo compressor.

Motor Turbo Ferrari V6


Com isso a Ferrari começo ameaça abandonar a F1 e ir para CART " Formula Indy ". Balestre respondeu dizendo que não seria intimidado pela Ferrari. Logo o chefe da CART apareceu em Maranello e a Ferrari começou o projeto Indycar da Ferrari, Bobby Rahal foi indicado como possivel piloto

A FISA decidiu que era melhor manter a Ferrari feliz e anuncio que os motores turbos seriam mantidos mas com limite de combustivel, mesmo assim a o projeto continuou, Gistav Brunner seria o projetista do carro.

Em 1987 a Ferrari Indy foi apresentada.

a FISA continuava insistir nos motores aspirados, foi então em setembro daquele ano Balestre, Bernie Ecclestone se reuniram com a Ferrari e foi estabelecido um acordo.


Enzo Ferrari mudou a sua posição e concordou em aceitar a nova Formula de 3,5 litros. Entretanto ele insistiu que não deveria ser com motores V8 como Balestre queria mas também deviria permitir motores V12, Antes que a nova regra começasse seus planos para a CART foi abandonados.

No regulamento tinha uma brecha que permitiu a Renault construir motores V10, A Ferrari permaneceu com o V12 mas ficou claro que o V10 era a melhor solução e finalmente em 1996 a teimosa Ferrari partiu para os motores V10, e assim até 2005 os motores V10 dominaram a Formula 1.
Motor Ferrari V12
Motor Ferrari V10

4 comentários:

wheatgerm disse...

Es muy rapido

Felipão disse...

CLAP! CLAP! CLAP! CLAP!

Baaaaaaaaaaaita post, Michael!!

E as fotos são raríssimas...

Sempre procurei umas fotos diferentes sobre essa Ferrari e nunca havia encontrado!!!

Show!!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Belo post! Foi nessa brincadeira que a Ferrari entrou em crise e deixou, pelo menos durante uns anos, a ser uma equipe vencedora. E como era feio esse carro que o Alboreto pilota na foto! Parece que é obeso.

Speeder76 disse...

Excelente post, aigo Marchi.