quarta-feira, 13 de junho de 2007

Super Maquinas: Fusca V8

Eu nunca gostei de fusca, apesar de achar um carro engraçado, mas esse eu queria ter


A cena pode ser considerada, no mínimo, patética. Você pára em um farol e, de repente, ouve o ronco característico de um motor V8 ao seu lado. Olha, olha, e não vê nada, apenas um modesto Fusquinha 1966 com a pintura manchada e equipado com umas rodas estranhas. Com certeza, o ronco não pode vir dele. De repente, o sinal abre, e o tal Fusquinha vai embora, acelerando como um carro esportivo. E não adianta tentar alcançá-lo; com certeza, havia algo de muito estranho naquele carro de aparência modesta.

A final, trata-se de um veterano Fusquinha equipado com motor Ford 302 V8 de Maverick, numa solução bem interessante. Como o motor fica na dianteira e o radiador na traseira, a aparência externa do Fusca quase não foi alterada, e por isso muitos se surpreendem não só com o ronco, mas também com a aceleração de zero a 100 km/h (menos de sete segundos) e velocidade máxima (próxima aos 200 km/h).

Um Fusca V8 (motor de 4.949 cc e quase 200 cv, a gasolina) não é ficção. O Fusca V8 realmente existe e foi descoberto, em São Paulo. Pertence a Paulo Maria Ribeiro, um engenheiro de São Paulo (SP) apaixonado por mecânica e por adaptação de motores atuais em carros antigos (hot rods e street rods). E dele, por sinal, um notável Gordini com motor V8 colocado em posição central que por muito tempo foi uma espécie de "cartão de visita" de seu trabalho. Porém, resolveu vendê-lo e partir para outro projeto, tão ou até mesmo mais complicado que aquele: um Fusca com motor V8 colocado na dianteira!

"Sempre gostei de carros pequenos e potentes",

afirma Paulo ao explicar a razão pela qual resolveu levar adiante seu novo projeto, hoje praticamente concluído, faltando apenas a pintura final.


O primeiro passo foi comprar um Fusca 66, absolutamente original, de um único dono, sem qualquer trabalho de funilaria a ser feita, e um Maverick GT 75; em péssimo estado de conservação, mas do qual foi possível tirar a mecânica completa. Ambos os carros foram totalmente desmontados, de um lado ficou a mecânica do Maverick, de outro a carroceria do Fusca, separada de sua plataforma (chassi e assoalho).


De acordo com o proprietário, que afirma ainda não ter chegado a andar no limite do carro, a velocidade máxima alcançada por enquanto foi quase de 200 km/h, indicada no velocímetro de Maverick que foi instalado no painel em lugar do original. O painel devera ainda receber outros instrumentos, como por exemplo um marcador de temperatura, para manter o potente motor 302 V8 sob controle. Ouanto a aceleração de zero a 1 00 km/h, esta em cerca de seis segundos, e o consumo, uma vez perfeitamente regulado, e estimado em 10 km/litro, andando em estrada sem exigir.a fundo o motor V8. Mas e pouco provável que Paulo resista a abusar da potencia desse motorzão. E quem resistiria?

Texto completo

25 comentários:

Speeder76 disse...

Excelente carro! Vivendo na Europa, gostaria de ver uma coisa dessas, mas num Mini...

Anônimo disse...

Oficina Mecânica!
Eu tenho esta revista!

Anônimo disse...

Queria tter noção do preço de um carro desse já que o cara que o fez também fez vários outros modelos. Parabéns pra ele, MUITOOOOO SHOW.

Anônimo disse...

Muito loco esse fusca,tá de parabens o cara que "trepou" ele.

Anônimo disse...

ola queria saber se tem todas as dimensoes dessea maquina o que podemmos usar tudo quero montar um pra min!!! e parabens............vitomoura@hotmail.com se poderem me enviar agradeço

Anônimo disse...

iai bl
em ñ te um video dese fusk andando??
so pra curti o barulinho
so aqui do parana to afim d fazer eng mecanica tbm valeu
se vc tiver da um toc meu msn e jefersonrz@hotmail.com
a vc sabe onde eu consigo ums progetos d chassi???
valeu
ate+

Unknown disse...

Seria possivel ter contato com o Paulo Maria Ribeiro

Anônimo disse...

eu gostaria de saber a media do preço para fazer um so que com lataria 80 e comprando v8 preparado pela HEMI americana vc tem ideia
se sim pase a media de orçamento
para o email

fellipe_71191@hotmail.com.br

Anônimo disse...

muito loko mesmuuu queru um desses pra min

sergiolago@pop.com.br disse...

onde fica o tanque de combustível?

sergiolago@pop.com.br disse...

onde fica o tanque de combustível?

Fernando pereira disse...

parabéns pelo fusca, tenho um 77 e também tô louco pra dar umas ¨fuçadinhas¨, não com tanta potência!

Anônimo disse...

ai esse cara e fera mito loco mesmo gostei

Anônimo disse...

Cara de ++++ viu essa idéia.....olha mim der uma dica aí....eu quero colocar um motor dessis na minha bicicleta!!!!ver oq vc faz pra mim aí? hehehehehe...

Anônimo disse...

Cara de ++++ viu essa idéia.....olha mim der uma dica aí....eu quero colocar um motor dessis na minha bicicleta!!!!ver oq vc faz pra mim aí? hehehehehe...

Unknown disse...

mto bala essa maquina qe na minha linguagem diria "xikexou" ... mais meo interece msmo seria saber se ele tem preço amigo?,.... esperando um contato

Alan disse...

Adorei o Fusca e estou montando um, gostaria de falar com o dono pra tirar algumas dúvidas, me faça esse favor de mandar o contato dele para meu e-mail:malcher.malcher@bol.com.br.

Alan disse...

Adorei o Fusca e estou montando um, gostaria de falar com o dono pra tirar algumas dúvidas, me faça esse favor de mandar o contato dele para meu e-mail:malcher.malcher@bol.com.br.

Unknown disse...

Paulo não tenho palavras para comentar sobre o seu fusca, so você mesmo para colocar a este V8 no fusca é um trabalho otimo, manda as adapitações para mim e medidas por favor.EduardoMitjans@gmail.com

Anônimo disse...

Não desejo contatos com ninguem e seus pobres parem de me encher o saco que não farei mais nenhum.Só especulação enche o saco mesmo.Não darei meu endereço a viado nenhum.Não insistam!!!
Paulo

Anônimo disse...

Cara como q vc fez essa adaptação???
pra onde foi o tanque de gasolina???
vlw.
diego.dmr@hotmail.com

Anônimo disse...

eu andei nesse carro em 89 aplaca dele e fie 1966 la na pompeia em sao paulo e uma loucura valter palmas tocantins

Daniel disse...

Se vc colocar as Suspensoes do golf , fica otimo , porq ai as rodas nao vao entrar pra dentro. Dica de um Amigo.

Jeferson disse...

belo fuca!
Eu ja tive a oportunidade de ver a
montagen de um fusca v8,o cara na epoca gastou mais de 40.000,00,a pior parte é que eu não vi o bichão em funcionamento,mas ficou d+

Jeferson disse...

Belo fusca!
Eu ja tive a oportunidade de ver a
montagem de um motor v8 em um fusca,na época o dono do carro gasto mais de 40.000,00,que pena que eu não tive a oportunidade de ver o motor em giro,mas valeu a pena!